sexta-feira, 25 de abril de 2014

Dica da Natureba Vera Helena- Gel de Linhaça

Gel de Linhaça (Receita Caseira)
                                                                        
Olá Naturebas ! Quem tem o cabelo natural sabe como o nosso cabelo “bebe” cremes e estamos sempre em busca do melhor produto, aquele que vai deixar os cachos super definidos e brilhantes. Ora é neste sentido que o gel de linhaça foi uma revolução para o mundo das naturebas.
Mas o que é a linhaça?
A linhaça é a semente do linho. Da linhaça é extraída o óleo de linhaça, que é rica em Ómega 3, Omega 6 e Ómega 9. A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo na sua composição. (O que é excelente para o cabelo crespo, que é naturalmente seco e necessita de muito óleo).

Benefícios para o cabelo
A partir da semente de linhaça pode ser extraída o gel, este além de tratar os fios, reduz o tão temido frizz, ajuda a definir os cachos, reduz o volume. Ele é óptimo para quando fazemos texturização com rolos, twist, etç.

Como preparar?
Para preparar este gel só precisamos de água e das sementes de linhaça (dourada). É muito fácil encontrar a linhaça em supermercados, quem mora em Portugal encontra no MiniPreço, Continente, etç (na área de alimentação saudável) e é bem barato.

Para começar colocamos um copo de água ( +/- 200ml) para 2/3 colheres de linhaça dourada num tacho, ou outro recipiente que possa ir ao lume. Deixamos então em lume alto e vamos mexendo, apos algum tempo vai saindo uma espuma. O ponto que queremos é quando a água deixa de ficar tão liquida e fica mais densa. O gel tem de ser coado imediatamente para outro recipiente.

Atenção naturebas, quanto mais tempo ficar ao lume mais denso e grosso o gel vai ficar. Depende do que vocês preferem. Outra recomendação: não façam muito gel pois, sendo um produto 100% natural, estraga-se com mais facilidade. Façam o suficiente para uma ou três aplicações (o gel só dura cinco dias no frigorifico).

Uso do gel no cabelo
Eu gosto muito de usar o gel de linhaça depois de lavar o cabelo, mas ele também é excelente para acordar os cachos, ou seja, naqueles dias em que os cachos tão sem forma. Para que o resultado seja mais satisfatório utilizem-no com alguma técnica de definição de cachos (fitagem, twists, tranças, com rolos, etc).

Para usarmos o gel, basta separar o cabelo em mexas e passar o gel. Um dica é misturar o gel com óleo ( de coco, abacate, azeite extra virgem, etc) e/ou com o nosso creme de pentear. Tenham em atenção que apesar de natural é mesmo um gel e se passarem muito o cabelo vai ficar “duro”. Mas quando o cabel estiver seco, vão amassando os cachos gentilmente para tirar a “dureza”. Vão ver o cabelo super definido e com aspecto super brilhante.

Espero que tenham gostado. Xoxo@ Vera H 

quinta-feira, 24 de abril de 2014

As Naturebas no YOUTUBE!!!!!


Olá Naturebas!!!!! ESTAMOS DE PARABÉNS!!!!!
Já temos um canal no Youtube e a nossa Natureba Elodie entre outras vão postanto vídeos bem úteis que irão nos ajudar com os penteados, máscaras caseiras, e mesmo falando pessoalmente da experiência de ser natural... muitas já andavam a pedir video e agora já não há desculpas, toca a partilhar os videos aos familiares e amigos que conhecem e que precisam daquele empurrãozinho ;)! Clica aqui em baixo para poderem assistir o nosso 1° Vídeo e Espalhem Naturebas !!!!!XoXo @


segunda-feira, 14 de abril de 2014

Dica para o Fortalecimento e Crescimento do Cabelo

Olá Naturebas! Hoje vou partilhar com vocês uma descoberta que fiz, o meu cabelo está em transição já +/- 9 meses, e tem épocas que ele cai muito sem nenhum motivo aparente, fui pesquisando e encontrei o tônico de alho da marca Gota Dourada, que fortalece o cabelo e acelera o crescimento, usei-o como dizia na embalagem e estou a gostar muito do resultado, sinto o cabelo mais forte e mais grosso, a única coisa negativa é o cheiro que é um pouco forte, mas é suportável pelo menos para mim. Comprei numa Loja de Cabelos no Colombo, mas ele normalmente é fácil de encontrar e custou cerca 7 euros.



  • Composição:
Possui na sua composição extrato de Alho, extrato de Aloé Vera e extrato de Calêndula. O Alho fortalece o cabelo, ajuda no combate à queda capilar e é indicado no tratamento intensivo para fortalecer as raízes enfraquecidas, acelerando o crescimento natural dos cabelos. O Aloé Vera, além de ser um hidratante para os cabelos, auxilia no tratamento anti-queda. A Calêndula ajuda a combater a oleosidade. Produto especialmente desenvolvido para fortalecer a raiz, auxiliar no combate à caspa, queda e excesso de oleosidade e ajudar no crescimento saudável e fortificado dos cabelos.

  • Modo de Usar:
Fazer a prova de toque. Aplicar uma dose na raiz dos cabelos, deixar no mínimo 2 horas e no máximo 12 horas, enxaguando de seguida. O tratamento com o tónico deve ser efectuado duas vezes por semana, num prazo máximo de 3 meses. Após este período, é essencial fazer uma pausa de 2 semanas. No caso da linha Quimicamente Tratados esta pausa tem que ser feita apenas na aplicação do tónico (não é necessário interromper a utilização do champô e do condicionador), enquanto que na linha anti-caspa a pausa tem de ser efectuada no tónico e no champô. Após a pausa, se não existir irritação do couro cabeludo, pode-se voltar a fazer o tratamento por mais 3 meses. Após este período deve-se fazer nova pausa de um mês e se continuar a não existir nenhum sinal da existência de irritação do couro cabeludo, voltar com o tratamento por mais 3 meses.
 
Espero que gostem do resultado ;) xoxo@

domingo, 13 de abril de 2014

Penteados Protectores - 'Flexi Rod'



Olá Naturebas, como sabem Domingo para nós é o dia oficial de mimar o nosso cabelo, e deixa-lo já preparado para a Segunda Feira onde a rotina começa... Hoje vou partilhar com vocês um penteado muito fácil com 'Flexi Rod' as esponjinhas de encaracolar, que fazem uns caracóis muito bonitos tanto para o cabelo sem química, com química ou em transição!
Aqui está passo a passo de como fiz é bem fácil basta ter um pouco de paciência.

  • Depois de lavar o cabelo usei o meu leave-in, gel, e óleo de cenoura
  • Separei o meu cabelo em 4 partes e depois fui pondo os Flexi Rod
  • Depois de ter feito o cabelo todo pus num lenço de cetim, dormi com eles (é suportável lol) 
  • De manha já estavam secos e tirei-os, mas quem tem secador em casa pode ficar nele por volta de 20-40 min.




Depois de tirar os Flexi Rod, pus um pouco de óleo de cenoura para ser mais fácil ao tirar, e depois fui abrindo os caracóis com a mão até ficar com o volume que gostas, se quiseres mais volume e só usar o pente afro e puxar a raiz , ou mesmo então com a mão massajar a raiz ate ficar com o volume pretendido

e como amanha é dia de trabalho, e queremos ainda o mesmo resultado, amarro o cabelo em forma 'Abacaxi' e ponho o lenço de cetim e voilaaaa, no dia a seguir fica como novo


Ainda estão a tempo de experimentar este penteado para amanha estarem maravilhosas, mãos á obra ;) xoxo@


sábado, 12 de abril de 2014

A decisão mais difícil da Natureba Elodie


A DECISÃO MAIS DIFÍCIL MAS A MAIS NECESSÁRIA “BIG CHOP/GRANDE CORTE”
Desde que entrei no mundo “Natural” “Stop químicos”, a minha vida começou a ganhar outro sentido. Levo desde muito pequena utilizando químicos no meu cabelo e sentia me tão frustrada, e perguntava me porquê?! Porquê a mim? Porque tinha que nascer com este cabelo?!
Na minha família, a maior parte tem cabelos longos e super encaracolados, incluso a minha mãe que tinha um cabelo até ao rabo, os famosos cabelos “finos” e o meu era “bedjo/velho”! Não me provocava inveja, mas sim tristeza e indignação LOL
Às vezes, a frustração era tanta que o penteado mais rápido e menos stressante era fazer  um rabo de cavalo e deixar o cabelo no esquecimento! 
Tudo começou a mudar quando estava a pesquisar coisas para o cabelo porque o meu cabelo estava tão mal, tão mal que a frustração enorme,  e foi quando  encontrei um blog de uma rapariga chamada Sandra, que ensinava como podias tratar do teu cabelo desfrizado e que cuidados tinhas que ter para que ele cresce-se... Aqui tem a página para que possam dar uma olhadela http://therealhairchallenge.blogspot.com ela é um amor  e ajudou me muito e tem uma energia super positiva ADORO!
E, aí começou a minha aventura! Dezembro de 2013 comecei a tratar dele, com cuidados semanais comecei a ver resultados, poucos mas valiosos e comecei logo a ficar bué entusiasmada! A única coisa que não me agradava era ter que desfrizar 3 em 3 meses! 

Com Quimica



A pesquisa não parou até que comecei a descobrir o “MUNDO NATURAL”,  e fui conhecendo outras raparigas de blogs, do youtube e amigas que estavam aderir ao “be natural”. A minha paixão foi logo imediata, só de pensar que o meu sonho de deixar os químicos estava tão perto, nem pensei muito!
  
3 meses de transição

No dia 16 de Dezembro de 2013 foi a última vez que utilizei químicos, estava decidida a deixar o meu cabelo natural :D Comecei a pesquisar e a interessar me cada vez mais pelos cabelos crespos/afro! A 3 meses de transição já via os meus bebés (caracóis) estava super super ENTUSIASMADA ^.^ já começava a ter dois tipos de texturas no meu cabelo, os meus caracóis bebes e o todo o químico que tinha no cabelo! UFF, trabalhar com duas texturas é dose mesmo LOL 


3/4 meses sem quimica


Em Março, decidi fazer um semi big chop para ser mais fácil para mim, manejar as duas texturas! E adorei tanto o meu corte e estava tão contente com a ideia de nunca mais pôr químicos no meu cabelo que decidi ser mais radical e fazer o passo mais difícil da transição o BIG CORTE/ GRANDE CORTE, que consiste em tirar todo o químico do cabelo! 



Semi-Big Chop

E... no dia 6 de Abril de 2014, chegou o grande dia de pôr em prática a grande decisão que levava alguM tempo na minha cabeça! Pedi  a minha prima que me acompanha se para filmar e para que não me deixa se mudar de ideias, mesmo sabendo que a minha decisão estava mais que tomada! E de repente vejo me sentada, em frente ao espelho e a cabeleireira com a tesoura na mão, e começava a cortar e o meu coração batia 1000/h e passava me tantas coisas na cabeça, era como ter duas ELODIES na minha cabeça, do lado direito uma dizia: “ PARA AINDA ESTAS A TEMPO DE PARAR ESTA LOCURA, VAIS TE ARREPENDER” e do outro lado a outra dizia: “ SÊ FORTE, VAIS SER LIVRE, O TEU SONHO ESTA A REALISAR SE , NÃO VAIS TER QUE PÔR MAIS QUÍMICOS, LIBERDADE LIBERDADE” Mas falou mais alto o lado ESQUERDO :D ! Eu abano mas nao caio! E ia avançado, avançado até ao ultimo corte e ai pensei: “ESTÁ FEITO, JÁ NÃO HÁ VOLTA ATRÁS, AGORA É ASSUMIR, CHORAR SE FOR PRECISO E AGUENTAR”... Estava completamente em fase de choque mas estava orgulhosa da minha pessoa! Consegui ganhas esta batalha, fui forte e valente! 

Cheguei a casa e o meu namorado estava em fase de choque e dizia “ NAOOO, O QUE  FOSTE FAZER, NÃO FAZ ISSO BE BE BELLAAA (LOOL SO RIR). E a medida que ia passando o tempo ficava mais consciente do que tinha de feito e as lágrimas caiam de um modo atrevido sem pedir permissão! Não estava arrependida mas não me via lol então as palavras do babe deram aquela força que eu estava a precisar! Que eu era linda de qualquer maneira, cabelo bedjo, afro, grande, pequeno whateva que eu não perdia a minha essência por causa do cabelo e afinal o cabelo cresce! 
Dormi e depois de chorar baba e ranho e no dia a seguir acordei nova! Mais forte mais linda e mais NATURAL e mais EU!! Não me arrependo nada e estou MUITO FELIZ  com o meu novo visual! 
É bom ouvir elogios e que os teus te apoiem mas nem sempre vais ouvir coisas boas e daí?! Não podemos agradar a todos aliás temos que ser felizes connosco e não com a opinião dos outros!
Sou feliz do jeitinho que eu sou e estou orgulhosa do meu BIG CHOP! 
O Grande BIG CHOP


XOXO PA TODOS <3 SEJAM FELIZES NATUREBAS 

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Dica da Marlene - Sumo de Aloe Vera

Sumo de Aloe Vera 

Todos os dias molhamos os cabelos com os nossos humidificadores então uma dica para poderem reter e ficar sempre hidratados durante o dia a dia é quando "borrifamos" o nosso cabelo com agua a essa água juntamos sumo de aloe vera (babosa-como algumas de nos conhecemos), metade agua , que pode ser normal ou agua destilada e metade sumo de aloe-vera .

Depois devemos colocar um pouco de oleo(argan, oleo de coco,ricinio,etc) para "selar " a hidratação que vêm do sumo de aloe-vera, isto vai permitir que durante o dia o cabelo não fique seco e esta mistura deve ser guardada no frigorifico porque o frio faz com que as cuticulas do cabelo se abram e retenham a hidratação e o oleo vai selar a mesma hidratação.
 
Óptima dica para as Naturebas que molham o cabelo todos os dias!
 
Beijos e Espero que Gostem. Marlene Del Pozo xoxo@
 


 

terça-feira, 8 de abril de 2014

Conheçam a jornada da nossa Natureba Elisângela

Olá Naturebas eu sou a Eli :) e hoje vou falar da minha jornada como Natureba, espero que vos possa dar força. Comecei a minha transição durante 4 meses sem desfrizar, fui trançado (confesso que não me sentia muito bem com tranças) a intenção era continuar a fazer tranças pelo menos durante 1 ano depois cortar, o Big Chop é aquela base em que todas temos medo de enfrentar, no meu caso foi, como vai ficar? Será que não vai ficar bem com a minha cara? Como vou fazer para cuidar depois de cortar? Com essas dúvidas fui pesquisando na Net o tipo de produtos para o cabelo afro, os penteados a hidratação os acessórios etc... Depois disso! Cada vez que tirava as traças o meu mini afro ja estava la tao escaraculado e os fios lisos tavam la n gostava de ver as duas texturas de cabelos! Tirei as tranças pensando em lavar, hidratar, dar um descanso aos fios e depois trançar de novo. Mas quando olhei no espelho depois de ter lavado, senti a necessidade de tirar aqueles fios sem vida de cima dos meus lindos cachos :) peguei na tesoura fui coratndo a parte da frente depois uma amiga cortou a parte de trás, mas n cortamos totalmente os fios lisos! A sensação de ter cortado? No momento fiquei um pouco assustada n tinha acreditado no que fiz mas pasado umas horas, depois de ter mexido muito olhar bem no espelho comecei a gostar de ver a minha cara com cabelo curto, sentia me mais leve, mais confiante auto estima em altas :-)... Em uma semana ja n tinha fios lisos pk todos os dias cortava, fui cortando até ficar só com o meu cabelo natural! Tava completamente in love... Felizmente não tive opiniões negativas pelo menos dos que me rodiavam e mesmo se tivesse opiniões negativas não fazia diferença nenhuma porque eu ADORO AMO O MEU AFRO! Obviamente fui cuidando mais, com hidrataçoes e produtos para usar diariamente! Hoje ja tenho 1 ano e 3 meses do meu Big chop e arrependimento zeroooo! Cada vez mais gosto mais do meu afro! Força para todas as naturebas que estão nessa fase! Tamos juntas naturebass!




Actualmente ;) AfroGirl !!




Linda né?! UM grande xi coração para a Nossa Natureba Eli xoxo@

Máscara do Dia- Nutrição com Azeite e Mel

Olá Naturebas! Esta Máscara vai ajudar a nutrir o cabelo e a deixá-lo com brilho, é bem fácil de fazer (óptimo para quem segue o cronograma capilar)
  • Tire a quantidade habitual da sua máscara
  • Adicione 3 colheres de sopa de azeite-extra virgem
  • Em seguida 2 colheres de sopa de mel (qualquer tipo de mel)
  • Misture bem até que fique cremoso e aplique no cabelo
  • Deixa agir 30 minutos e finalise como de costume
Mãos à obra xoxo@

Gostou do resultado? Partilha connosco ;)





Natureba estás em que fase?

Olá Naturebas, como sabem somos todas diferentes, cada uma precisa de um conselho diferente, o nosso cabelo varia de texturas e formas, tanto como a etapa e a jornada de cada uma, umas que começaram a deixar a química agora, outras em transição há meses e anos , outras que já fizeram o Big Chop, e finalmente as que estão livres de química ha algum tempo! aí em baixo está cada Etapa que uma Natureba passa, convido-vos a  partilhar em que etapa se encontram como esta a ser, qual é o objectivo, o que esperam que este blog possa vos ajudar, a parte mais difícil enfimmm....ja sabem, deixem um comentário...xoxo@
 
 

domingo, 6 de abril de 2014

Dica da Natureba Bete- Máscara de Banana (frizz)

Hello pessoal sou a Natureba Bete e o meu tipo de cabelo e o 4a, o meu maior problema e o FRIZZ :@. Vou-vos ensinar o passo a passo da mascara que utilizo e mais gosto para combater esses fios desgovernados.

Máscara de Banana
 
Cabelo com frizz é aquele cabelo com fios arrepiados, elétricos. Aqueles que sempre estragam o penteado, teimosos que sempre ficam fora do lugar.
Amassem uma banana bem madura ate formar uma papa (eu ponho no liquidificador, que assim fica sem aqueles grumos que depois colam no cabelo e na altura de tirar e um pesadelo) 
misturem a quantidade que acharem necessário da vossa mascara habitual e um óleo natural da vossa preferência (ricino, coco, azeite, óleo de amêndoas doces, etc.)
depois de fazerem a mascara lavem bem o cabelo com shampoo e apliquem a mascara (eu penteeio o cabelo depois de lavar e depois aplico a mascara, acho que a mascara adere melhor ao cabelo) deixem ficar no cabelo entre pelo menos 30 a 40 minutos
depois retirem a mascara e finalizem com amaciador (n tenham pressa pq a banana demora a sair)
de seguida e so finalizar com o creme de pentear ou de encaracolar e voila lindas e maravilhosas :D espero que gostem. Elisabete Duarte

1 Banana

um Oleo á escolha

Máscara a escolha

Resultado :)

Umectação Capilar

 Tens um Cabelo muuuuito seco? o teu cabelo está a precisar de um milagre? as pontas estao super espigadas?... o Milagre é a UMECTAÇÃO CAPILAR ;)

Consiste em por óleos naturais como Azeite extra Virgem, Óleo de coco, Óleo de rícino no cabelo consoante o estado que tiver, se estiver mesmo muito seco, abuse :), principalmente à noite depois por numa toca ou um lenço e ir dormir deixar actuar durante a noite até o dia seguinte, acredita irá ver bons resultados, podes fazer também durante o dia pelo tempo que for necessário depende do estado do teu cabelo, 1h hora no mínimo. É óptimo fazê-lo com cabelo sujo e em seguida ir lava-lo e pôr uma máscara e finalizar como de costume (quem esta a fazer o cronograma capilar também pode o fazer) escolhe um desses óleos e faz, não te vais arrepender, a mim me ajuda muuuuuito ;) xoxo@

Azeite Extra-Virgem
Óleo de Coco

Um lenço ou toca

Máscara do Dia- Hidratação com Leite e Açucar

 
Olá Naturebas! Esta Máscara Hidratante contém açúcar e leite que são componentes que hidratam o nosso cabelo (óptimo para quem segue o Cronograma Capilar)

  • Adicione a quantidade que achar necessário a sua mascara habitual 4 colheres de sopa de leite e duas colheres de sopa de açúcar
  • leva o leite e o açúcar ao micro-ondas só para ficar morno e o açúcar derreter
  • em seguida misture com sua mascara e mexa bem, vai notar que não fica mole mas sim mais espesso
  • depois de fazer a mascara hidratante lave seu cabelo com shampoo e aplique a mascara e fique com ela 1 hora, no mínimo 30 minutos
  • depois retire a mascara, finalize com o amaciador e o seu creme de pentear ou de encaracolar como de costume
Agora mãos a obra ;) xoxo@
Máscara a escolha
Leite
Açúcar


O Big Chop


 
 
 
O Big Chop 'BC' é um dos passos mais difícil mas muito necessário para quem esta em transição e quer atingir o cabelo natural. O big chop não tem data certa para o fazer depende de cada pessoa e de quando a pessoa se sente confortável para o fazer, a transição pode demoras 2 meses como 2 anos assim como o big chop, tudo depende de como te sentes, hoje irei postar fotos de Naturebas nossas que fizeram um semi big chop! Coragem xoxo@


sábado, 5 de abril de 2014

Cronograma Capilar


 

 
 

DUVIDAS?
No 1º quadro está os componentes do Cronograma Capilar que consiste em Hidratação, Nutrição e Reconstrução as 3 coisas que o nosso cabelo agradece para crescer saudável e bonito, em casa etapa tem os seus ingredientes e só comprar e usar nos dias da semana que tiver tempo, no 2º quadro mostra a sequência dos dias a ser feito, se não conseguir fazer 3 vezes, tente pelo menos fazer 2 vezes no mínimo ! xoxo@

Produtos Naturais Caseiros



Algumas das Naturebas já notaram que agora o nosso frigorífico e a cozinha fazem uma grande parte do ser 'natural' e assim sendo há alguns ingredientes fundamental que o nosso cabelo simplesmente ADORA!!! , claro que ainda teremos que comprar as mascaras etc mas caso não tivermos em casa não será o fim do mundo pois já sabemos melhor ;)
Ingredientes como o azeite, mel, óleo de coco, iogurte, açúcar, leite, todos estão constituídos por proteínas, nutrientes que hidratam o nosso cabelo que por sua natureza é mais seco. Isso é a base das nossas mascaras futuras e para quem quer seguir o cronograma capilar, palavra complicada né? explico no post seguinte o CRONOGRAMA CAPILAR. xoxo@

terça-feira, 1 de abril de 2014

Qual é o teu tipo de Cabelo?



Naturebas qual é o teu tipo de Cabelo? O primeiro passo para um cabelo saudável, é conhecê-lo! Depois disso fica 100000 vezes mais fácil de decidir qual o produto mais compatível para cada Cabelo, há uns mais secos, outros óleosos, mais crespos, mais frizados...etc ! Aqui está um vídeo a explicar mais ou menos os tipos de cabelo que existem, eu sou o 4A e tu??? xoxo@




 

Primeira Publicação...

Olá naturebas, amigas, primas, mães, tias, e principalmente #team Natural !
aqui vamos partilhar a vossa jornada como Naturebas, falem da vossa experiência (para quem ainda está em transição), imagens, penteados, os produtos que gostaram, as máscaras do momento, os produtos naturais, hidratações, nutrições, enfim... Tudo o que uma Natureba é obrigada a saber e principalmente a Auto-Estima de ser Natural ;) xoxo@